Elaboradas para que, de forma lúdica e criativa, o terapeuta possa acessar, monitorar e trabalhar com seus pacientes as emoções, pensamentos, resolução de problemas e conflitos e o controle da ansiedade

Seu uso é simples e flexível.

Roda das Emoções

A criança gira a seta até parar em alguma emoção. O terapeuta pode pedir para o paciente falar sobre a emoção OU criar uma história que envolva a respectiva emoção. As rodadas podem ser intercaladas entre a criança e o profissional. 

Roda dos Pensamentos:
A criança gira a seta até parar em algum pensamento. O terapeuta pode pedir para o paciente falar sobre o pensamento OU criar uma história que envolva o respectivo pensamento. As rodadas podem ser intercaladas entre a criança e o profissional. 

Roda da Resolução de Conflitos:

Terapeuta e paciente elaboram juntos uma lista de conflitos que serão trabalhados. O paciente gira a seta até parar em alguma das formas de solução. O terapeuta então pede para ele escolher uma das situações criadas previamente e usar a solução apontada pela seta para resolvê-la.
Outra opção é o terapeuta escolher a situação e o paciente explicar como ela poderia ser resolvida com a alternativa apontada pela seta.
Sempre que cair no ponto de interrogação deverá ser criada uma estratégia de resolução para o conflito em questão.

Roda de Controle da Ansiedade:

A Roda da Ansiedade foi criada para ajudar a criança a pensar novas estratégias e auxiliar na sua autorregulação. Na etapa de psicoeducação, gire a roleta com a criança e, dependendo de onde a seta parar, criem juntos situações que podem gerar ansiedade e que podem ser resolvidas com a opção na qual caiu. Vale simular a situação para deixar mais divertido. Depois, avaliem juntos se alguma alternativa não funcionaria para alguma das situações que foram sendo pensadas. Outra forma de usar a ferramenta é fazer uma lista com todas as situações que a criança lembrar que podem deixá-la ansiosa. Em seguida, vocês giram a roda e, conforme a seta apontar para alguma alternativa, a criança avalia entre as situações qual a opção ajudaria a acalmar.

Posteriormente, peça para a criança montar a sua própria roda com estas ou outras estratégias que possam surgir ao longo do uso do instrumento e levar com ela como forma de lembrete sempre que precisar.

 

 

Rodas com 12 cm de diâmetro - laminação brilho F/V - miolo papelão 1,65 mm

Seta em PS 1mm branca 4 x 1,5 cm, cantos arredondados, fixada com ilhós

Comentários

Ótimo
Produto: Meu atendimento ficou muito enriquecido com esse material Atendimento: Muito prestativos e entrega rápida
Todos os comentários