A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um modelo psicológico baseado em evidências que tem sido aplicado a uma diversidade de contextos e públicos, entre eles os casais, com seus diferentes formatos e orientações sexuais. A fim de auxiliar o trabalho dos terapeutas de casais, para que possam compreender a dinâmica relacional, bem como a vivência dos casais que pretendem melhorar a qualidade dos seus relacionamentos, foi criado o Baralho da Conceitualização Cognitiva para Casais, com base no diagrama de conceitualização cognitiva para casais, do mesmo autor.
 
Inédito, o baralho traz elementos fundamentais para o processo de avaliação e formulação da intervenção com os casais, podendo ser utilizado, inclusive, no processo de conceitualização individual.
AUTORES
 
Bruno Luiz Avelino Cardoso
Psicólogo, terapeuta cognitivo certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e delegado da FBTC no Maranhão. Possui treinamento em Teaching and supervising cognitive behavior therapy, Cognitive behavior therapy for couples e Affirming LGBT lived experience pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy (Philadelphia, EUA). Doutorando em psicologia (comportamento social e processos cognitivos) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com período sanduíche na Pennsylvania State University e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mestre em psicologia (processos clínicos e da saúde) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com estágio de pesquisa sobre violência e habilidades sociais na UFSCar. Especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC) pelo Instituto WP (IWP/Faccat) e especializando em sexualidade humana pelo Child Behavior Institute of Miami. Sócio-fundador do Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC). Membro do grupo de pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS, UFSCar), do grupo de trabalho Relações Interpessoais e Competência Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção da Saúde no Ciclo de Vida (GeppsVida, Universidade de Brasília — UnB). Supervisor da prática clínica em TCC e professor convidado de cursos de especialização em TCCs.
 
Autor do Baralho das habilidades sociais conjugais: avaliando e treinando habilidades com casais (Sinopsys, 2019) e organizador dos livros Terapias cognitivo-comportamentais: analisando teoria e prática por meio de filmes (Sinopsys, 2018), Terapia do esquema para casais: base teórica e intervenção (Artmed, 2019) e Terapias cognitivo-comportamentais para casais e famílias: bases teóricas, pesquisas e intervenções (Sinopsys, 2020).
E-mail: brunolacardoso@gmail.com.
 
Formato: Baralho 21 x 28 cm
Ano: 2021
Manual: 14 x 21 cm (grampeado)
Páginas: 72
Cartas: 243

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários