As emoções têm um papel importante no desenvolvimento humano e social. Aprender a reconhecê-las e a expressá-las ajuda a identificar a intenção das pessoas e como se comportar em diferentes contextos e contribui para a capacidade de comunicação e para a forma como nos relacionamos. Não saber identificar que emoções sentimos ou mostrar intensidades exageradas/rebaixadas de emoções ou, ainda, identificar como alguém se sente ou como interpretar expressões faciais e físicas em outras pessoas são temas frequentes que precisam ser trabalhados em psicoterapia com crianças e adolescentes.

A fim de auxiliar a desenvolver os aspectos emocionais dos clientes, especialmente na presença de condições clínicas como transtornos do desenvolvimento ou alexitimia que podem tornar ainda mais difícil identificar e expressar emoções, foi criado o Baralho das emoções: representação e psicoeducação para crianças e adolescentes. Este rico instrumento para a prática clínica é composto por cartas que ilustram as emoções universais, suas diferentes intensidades e emoções sociais, bem como por cartões para psicoeducação, com explicações sobre as emoções, suas funções sociais e os contextos frequentes em que ocorrem. São descritas sugestões para uso individual e coletivo, com apresentação de casos clínicos e anexos, que podem ser usados durante as sessões ou como tarefas terapêuticas.

Este baralho dispõe de formulários digitais.

CONTÉM

  • 10 cartas com ilustrações das cinco emoções universais: Alegria, medo, nojo, raiva e tristeza.
  • 12 cartas com ilustrações de intensidades variadas: Referentes as emoções universais: desamparo/desespero, felicidade, ódio, pavor, tranquilidade e tristeza intensa.
  • 26 cartas com ilustrações de 12 emoções sociais: Amor, ansiedade, ciúme, confusão, culpa, desconfiança, desprezo [ironia/deboche], orgulho próprio, preocupação, surpresa, tédio e vergonha.
  • 24 cartões para psicoeducação: Descrição de emoções, sinais para reconhecimento e situações em que ocorrem com frequência.
    • Encontre por Idade: Para Profissionais
AUTORA
Sabrina Martins Barroso
Psicóloga. Especialista em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Avaliação Psicológica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP 04) e em Terapia Cognitivo-comportamental pela Faculdade Metropolitana. Mestre em Psicologia pela UFMG. Doutora em Saúde Pública pela UFMG. Professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Autora/organizadora de diversos artigos, capítulos e livros sobre avaliação psicológica, saúde mental, psicologia geral, intervenção em abordagem cognitivo-comportamental e pesquisa em psicologia. Autora do jogo Memorex, material terapêutico para intervenção cognitiva, do Jogo da resiliência, voltado para o desenvolvimento da resiliência e capacidade de resolução de problemas, dos cards clínicos Intimidade e sexualidade na maturidade: 100 perguntas para a clínica com idosos e dos baralhos clínicos Baralho de vivências e reações a violência/bullying na escola e Baralho das emoções: representação e psicoeducação para crianças e adolescentes.
 
DADOS TÉCNICOS
Formato: 18x25 cm
Cartas: 72 cartas
Páginas: 48 páginas (manual)
Ano: 2022

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários