As mudanças de estágios no desenvolvimento infantil são desafiadoras para algumas crianças, pois ainda precisam desenvolver habilidades para lidarem com os novos períodos e fases a serem vivenciados. Em razão disso, a aquisição de controle esfincteriano fecal e urinário, que é influenciada por fatores fisiológicos, psicológicos e socioculturais, é um dos estágios que podem ser complexos e exigir treino e persistência da criança e de seus cuidadores.

O treino do desfralde pode ser ajudado por psicólogos por meio de estratégias em terapia cognitivo-comportamental, como ensino de habilidades que facilitem o reconhecimento das próprias necessidades fisiológicas na criança, auxílio na compreensão, pela criança, de suas alterações sensoriais, emocionais e cognitivas, orientação aos pais, entre outras.

Baralho do desfralde tem como objetivo promover um plano de intervenções baseado na terapia cognitivo-comportamental, a fim de promover suporte técnico para profissionais que trabalham com o desenvolvimento infantil e suas complexidades, como também nos serviços de saúde mental.

O baralho é voltado para psicólogos que atendem crianças (e suas famílias) na fase do desfralde, a partir dos 2 anos e meio de idade.

Este baralho conta com material de apoio digital, no qual expõe casos clínicos sobre:

  • Treino para enurese;
  • Treino para encoprese;
  • O desfralde no TEA (transtorno do espectro autista);
  • Treino com os pais como coterapeutas.
    • Encontre por Idade: Para Profissionais

Ana Carla Gameleira

Psicóloga. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental pelo Beck Institute. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência pelo Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental (InTCC) do Rio Grande do Sul. Especialista em Transtornos Alimentares pela Universidade de Araraquara (Uniara). Formação em Terapia do Esquema pelo Insere Educação. Formação em Terapia do Esquema na Infância e adolescência pelo Institut für Schematherapie Köln (IST-K). Formação em Terapia Cognitivo-comportamental pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (NAPC/Uncisal). Formação em ludoterapia pelo Instituto Cantinho do Psicólogo. Educadora Parental pela Positive Discipline Association (PDA-USA). Professora de pós-graduação na Faculdade Estácio em Alagoas, CESMAC e no Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas (IPTC). Idealizadora dos projetos "Psicologia em Destaque".

Alana Lins

Psicóloga clínica. Psicoterapeuta Cognitivo-comportamental. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na infância e adolescência pela CEV Psicologia Cognitiva. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami. Psicoterapeuta cognitivo-Comportamental para o Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo pela Psicologia em Destaque School. Orientadora Parental pela Positive Discipline Association (PDA-USA). Tem formação em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência pela Psicologia em Destaque School e formação em Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade pela Advance Psicologia e Desenvolvimento.

Mirna Gabrielle

Psicóloga. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e adolescência pelo InTCC do Rio Grande do Sul.

Klyne Thatcher

Psicóloga clínica. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes pela CEV Psicologia Cognitiva. Tem formação em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência pela Psicologia em Destaque School, formação em Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo pela Psicologia em Destaque School e formação em Psicopatologia infantil pela Lúdica Psicologia.

 

DADOS TÉCNICOS
 
Formato: 17,5 x 25 cm
Contém: 95 páginas (manual) 115 cartas
Peso: 404g.
Ano: 2024

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários