Situações de avaliação acadêmica ou escolar tendem a gerar ansiedade. Nesse contexto, saber lidar com esse estressor típico é importante para desfechos em saúde física e mental e, consequentemente, para o desempenho acadêmico do estudante. Procurando colaborar para alterar quadros de ansiedade, Luiz Ricardo Vieira Gonzaga e Sônia Regina Fiorim Enumo propõem o Baralho para ansiedade de provas. O material propõe estratégias que auxiliam na promoção de comportamentos mais adaptativos para o contexto de provas. É um recurso útil e lúdico, empiricamente embasado, para estudantes e profissionais da área clínica e educacional.

Este material é importante para que psicólogos e educadores possam compreender o processo de ativação psicofisiológica da ansiedade de provas, ensinando estratégias comportamentais, cognitivas e de regulação emocional para os estudantes e pacientes ansiosos por provas.

O BARALHO É COMPOSTO POR:
  • Folheto educativo
  •  
    Manual: 14 x 21 cm | 60 páginas
  •  
    Carta para psicoeducação: 1
  •  
    Cartas com situações-problema: 16
  •  
    Cartas de estados emocionais: 21
  •  
    Cartas de indicadores fisiológicos e psicofisiológicos da ansiedade de provas: 21
  •  
    Cartas de pensamentos disfuncionais em situações de provas: 34
  •  
    Cartas de pensamentos funcionais/alternativos em situações de provas (cartas coringa): 15
  •  
    Cartas de comportamentos mal-adaptativos/disfuncionais em situações de provas: 23
  •  
    Cartas de comportamentos adaptativos/funcionais em situações de provas (cartas coringa): 15
  •  
    Cartas ilustrativas: 5
Autores
Luiz Ricardo Vieira Gonzaga
Psicólogo, com licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Especialista em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).
 
Sônia Regina Fiorim Enumo
Psicóloga, licenciada e bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-doutorado em Avaliação Assistida de Crianças com Deficiência Visual pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários