Partindo do entendimento de que para o aprimoramento das competências clínicas em terapia cognitivo-comportamental (TCC), devido às suas especificidades, é importante utilizar estratégias educativas específicas, incluindo atividades ativas e formativas, foi criado o Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais. Recurso criado para ajudar você a superar os desafios complexos do treinamento e supervisão de terapeutas.
O Baralho objetiva auxiliar os supervisores clínicos ou professores/facilitadores na realização de atividades pedagógicas, como as estratégias ativas e experienciais, para favorecer a aprendizagem dos conhecimentos, habilidades e atitudes por terapeutas em diferentes níveis de desenvolvimento profissional. Visa, também, qualificar o aprendizado e aprimorar as competências clínicas em TCC de maneira flexível, divertida e contextualizada
O baralho possui ainda uma versatilidade, podendo ser adaptado conforme as metas educativas da supervisão ou do programa de treinamento. Além dos casos apresentados, é possível especificar as características de cada um, incluindo barreiras, dificuldades e/ou dicas de atuação clínica, tornando os casos mais ou menos complexos de acordo com a proposta.
AUTORES
Janaína Bianca Barletta
Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em ciências da saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em psicologia pela UnB. Terapeuta cognitivo-comportamental com certificação da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Possui título de especialista em psicologia clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), de especialista em psicoterapia cognitivo-comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Centro de Estudos Superiores Silvio Romero (FCMMG/CESSR), de especialista em psicologia clínica e da saúde pela UnB. Pesquisadora de pós-doutorado em psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (USP) com foco no treinamento de terapeutas e supervisores. Treinadora e supervisora de alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de saúde mental na abordagem cognitivo-comportamental.
Everton Poubel Santana
Psicólogo pelo Centro Universitário IBMR (UNI-IBMR). Especialista em terapia cognitivo-comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e terapeuta cognitivo-comportamental certificado pela FBTC. Especializando em sexualidade humana pelo Child Behavior Institute (CBI) of Miami e colaborador no Núcleo de Disfunções Sexuais do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como psicólogo no atendimento a adolescentes, adultos e casais na abordagem cognitivo-comportamental, em terapia do esquema e em terapia comportamental dialética.
Fabiana Vieira Gauy
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Doutora em psicologia clínica pela USP. Mestre em psicologia do desenvolvimento pela UnB. Terapeuta cognitivo-comportamental com treinamento pelo Instituto de Beck. Treinadora e supervisora de alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de saúde mental na abordagem cognitivo-comportamental.
DADOS TÉCNICOS
Formato: 17,5 x 25 cm - 123 cartas
Páginas do manual: 88
Comentários
Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.