Objetivos do material

Este material pode ser utilizado em atividades para estimulação das habilidades pragmáticas, fala, compreensão e expressão da linguagem oral e escrita.

Descrição do material enviado

  • 60 cartas classificadas em blocos coloridos. Cada bloco contém 15 frases: interrogativas, afirmativas, negativas e optativas.
  • 4 cartas emojis – figuras representando a expressividade das emoções em palavras.

Aplicabilidade do material:

  • Deficiência Intelectual
  • Autismo
  • Dificuldade de Aprendizagem
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central
  • Doenças neurológicas adquiridas
  • Déficit na compreensão e produção da prosódia (Disprosódia)

Benefícios do uso deste material

  • Estimular a produção oral.
  • Aperfeiçoar a compreensão intencional do discurso oral.
  • Melhorar a percepção das diferentes variações prosódicas.
  • Aprimorar as habilidades pragmáticas, ajustando as expressões linguísticas de acordo com as emoções.
  • Estimular o processamento atencional.
  • Habilitar/reabilitar a memória operacional (alça fonológica).
    • Encontre por Idade: 13 - 18 anos 7 - 8 Anos 9 - 12 Anos Para Pais Para Profissionais

Autor(a): Claudia Lopes Carvalho / Wellington da Cruz Souza

Edição/Ano: 1/2023

Número de Cartas: 64

Dimensões: 12X8X3

Metodologia

1ª etapa: É selecionada uma carta (frase) que deve ser lida pelo mediador ou pelo participante em voz alta. Após a leitura da carta, o mediador pede para o participante selecionar umas das cartas emojis que estão dispostas sobre a mesa com a face da carta para baixo.

Com o emoji selecionado, o participante deve emitir a mesma frase usando de maneira adequada a sua prosódia. (ex.: raiva - alegria - surpresa).

Frases interrogativas, usa-se todos os emojis;

Afirmativas e optativas, utilizar somente os emojis correspondentes à tristeza, alegria e raiva;

Negativas, usar os emojis - tristeza - surpresa - raiva.

2ª etapa: Utiliza-se os emojis correspondentes a cada tipo de frase. Os emojis devem estar dispostos sobre a mesa. O mediador deve selecionar uma frase, ler em voz alta com ênfase e solicitar para que o participante diga qual é o emoji que melhor se aplica ao que foi ouvido.

Nesta etapa é importante deixar os emojis separados de acordo com os tipos de frases como na etapa 1.

As etapas, os tipos de frases e emojis podem ser realizados separadamente de acordo com o objetivo do mediador e a necessidade do participante.

Observação: O mediador pode separar previamente as frases e usá-las de acordo com a dificuldade/habilidade do indivíduo (extensão das frases).

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários