Este livro em forma de caixinha foi desenvolvido por meio de pesquisas a respeito de estratégias de posvenção realizadas pelo Instituto Vita Alere. As perguntas foram elaboradas a partir de diálogos construídos em grupos de apoio e no atendimento de pessoas e famílias que perderam alguém para o suicídio. Têm como objetivo promover reflexões diante dos processos de luto por suicídio, além de oferecer acolhimento a todos que, de alguma maneira, foram impactados por essa perda.

Definimos posvenção como qualquer ato apropriado e de ajuda que aconteça após o suicídio com o objetivo de auxiliar os sobreviventes a viverem mais, com mais qualidade e menos estresse que eles viveriam se não houvesse esse auxílio (Shneidman, 1973, tradução nossa).

A importância desse cuidado justifica-se porque a perda de um ente querido por suicídio pode trazer sentimentos diversos, como tristeza, culpa, raiva, sensação de impotência, além do aumento do risco de suicídio e julgamentos de outras pessoas, por exemplo.

Formato: 7x10x3 cm

Cartas: 60 cartas

Peso: 300g.

    • Encontre por Idade: 13 - 18 anos Para Pais Para Profissionais

Autores:

Elis Regina Cornejo
Psicóloga (CRP06/100807) Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Apoio aos Enlutados pelo Suicídio Vita Alere da Vila Mariana. Membro fundadora da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (ABMLuto). Membro da equipe Rainbow Psicologia acolhendo demandas da saúde mental LGBTQIAP+. Idealizadora do site “Posvenção do Suicídio”, 1° site que oferece mapeamento dos serviços de posvenção no Brasil. Atua na clínica, é autora de capítulos de livros na área da posvenção e professora convidada em cursos de graduação.

Érika Perina
Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Especialista em Psicologia em Hospital Geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Integrante da equipe do Instituto Vita Alere. Facilitadora de grupos de apoio. Autora de capítulos na área.

Karen Scavacini
Psicóloga. Mestre em Saúde Pública (Karolinska Institutet - Suécia). Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Diretora científica da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS). Representante do Brasil na International Association for Suicide Prevention (IASP). Facilitadora de grupos de apoio. Coordenadora de pós-graduação, professora, autora de livros, capítulos e responsável por programas, protocolos e campanhas sobre o tema.

Luciana F. França
Psicóloga. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (CETCC). Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP). Especialista em Neurociências (UNIFESP). Docente no curso de Psicologia e em cursos de pós-graduação. Integrante da equipe do Instituto Vita Alere. Facilitadora de grupos de apoio. Autora de capítulos e artigos no tema.

Mariana Filippini Cacciacarro
Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especialista em Terapia Familiar e de Casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE - PUC-SP).Colaboradora do Instituto Vita Alere. Facilitadora de grupos de apoio. Autora de capítulos, artigos e professora em cursos de pós-graduação.

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários