As diferentes formas de as pessoas se comportarem socialmente podem ser um desafio e exigir habilidades específicas. As habilidades sociais são os comportamentos que tendem a resultar em bons relacionamentos interpessoais. A boa notícia é que elas podem ser aprendidas. Os cards presentes nesse recurso podem auxiliar no processo de pensar sobre seus próprios pensamentos, emoções e comportamentos na sociedade, com questões abertas para reflexão sobre as classes de habilidades sociais.  No  material,  há  dez  conjuntos  de  cartas,  conforme  conjuntos  específicos  de habilidades. As   classes   contempladas   no   material   são:   assertividade;   autocontrole e automonitoria; expressão de afeto e intimidade; manejo de conflitos e resolução de problemas; civilidade e valores de convivência; comunicação; expressão de solidariedade; coordenação de grupos e falar em público; fazer, manter e encerrar amizades. O material contém ainda um cartão  psicoeducativo  instrutivo  para  que  as  pessoas  possam  compreender,  de  modo simplificado, o que são habilidades sociais e competência social.

DIFERENCIAIS DA OBRA:

Esta caixinha de cards é um recurso que pode ser utilizado tanto em contexto clínico quanto familiar (em dinâmicas, brincadeiras). É um material para ampla faixa etária, alcançando adolescentes, adultos e idosos, utilizando de linguagem acessível. O conteúdo dos cards auxilia na identificação das habilidades e na reflexão de como é possível desenvolvê-las.

Este RICARD'S dispõe de material de apoio em anexos digitais.

PÚBLICO-ALVO:

Crianças - a partir de 10 anos*, adolescentes e adultos.

* Atentar para o manejo com as cartas que falam sobre sexualidade.

AUTOR: Bruno Luiz Avelino Cardoso 

    • Encontre por Idade: 13 - 18 anos 9 - 12 Anos

DADOS TÉCNICOS:

Autor: Bruno Luiz Avelino Cardoso

Cartões: 100

Ano: 2021

ISBN: 978-65-992468-0-7

 

SOBRE O AUTOR:

Bruno Luiz Avelino Cardoso é psicólogo, terapeuta cognitivo certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e delegado da FBTC no Maranhão. Possui formação em Ensino e Supervisão de Terapia Cognitivo-Comportamental e em Terapia Cognitivo-Comportamental para Casais pelo Beck Institute (Philadelphia, USA). Doutorando em Psicologia (comportamento social e processos cognitivos) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com período sanduíche na The Pennsylvania State University e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mestre em Psicologia (processos clínicos e da saúde) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com estágio de pesquisa sobre violência e habilidades sociais na UFSCar. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP e Especializando em Sexualidade Humana pelo Child Behavior Institute (CBI of Miami). É sócio fundador do Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC). Membro do grupo de pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS) da UFSCar, do grupo de trabalho Relações Interpessoais e Competência Social, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), e do Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção da Saúde no Ciclo de Vida (GEPPSVida) da Universidade de Brasília (UnB). Supervisor da prática clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental e professor convidado de cursos de especialização em terapias cognitivo-comportamentais. Autor do Baralho das habilidades sociais conjugais (Sinopsys, 2018) e organizador dos livros: Terapias Cognitivo-Comportamentais: analisando teoria e prática por meio de filmes (Sinopsys, 2018), Terapia do esquema para casais: base teórica e intervenção (Artmed, 2019) e Terapias Cognitivo-Comportamentais para casais e famílias: bases teóricas, pesquisas e intervenções (Sinopsys, 2020).

Comentários

Ótimo
Produto: ótimo material auxiliar!!!
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