Desde a infância, a forma como o individuo se relaciona com os outros influencia no desempenho acadêmico e em todos os aspectos de sua vida. Nesse sentido, ter um bom repertório de habilidades sociais tem sido considerado um fator de proteção para a criança (Ferreira & Marturano, 2002). Para que haja uma convivência cotidiana agradável por meio da qual a pessoa possa desenvolver amizades e obter status no grupo com colegas e adultos, ela necessita de um repertório razoável de habilidades sociais, como: comunicação, expressividade e desenvoltura nas interações. Caso contrário, pode haver um comprometimento nestas relações gerando sofrimentos desnecessários (Del Prette & Del Prette, 2011).

O Socializa-se: um jogo para aprender a se relacionar, é um jogo terapêutico composto de cartões ilustrados, cartas-respostas e quadro de pontuação de cores, além de outros materiais que apoiam os jogadores na aprendizagem de novos comportamentos sociais.

O objetivo do jogo é é abordar pensamentos e emoções típicas de crianças diante de cenas e contextos sociais específicos, bem como educar sobre o comportamento assertivo nessas situações. Através do jogo, a criança é convidada a pensar sobre qual comportamento deverá realizar frente à situação apresentada através de um cartão ilustrado, como, por exemplo: "Como você faria se encontrasse um cachorrinho perdido na rua?". Dessa forma, o jogo estimula a criança a pensar em novas possibilidades de agir em formas diferentes de refletir quando estiver frete a uma situação que lhe ative um comportamento impulsivo/agressivo e proporciona, através da encenação, treinar suas habilidades sociais.

CONTEÚDO

21 Cartões ilustrados com cenas e contextos (9X6 cm)
48 Cartas-respostas com comportamentos passivos, agressivos e assertivos (4,5X6 cm)
03 Fichas de voto
01 Termômetro de humor
04 Cartas com emoções

01 Manual de instruções

SOBRE AS AUTORAS

Andressa Henke Bellé
Mestre em psicologia pela UFRGS, especialista em psicoterapia cognitivo comportamental pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS), graduação em psicologia pela UNISINOS, realizou curso de psicoterapia cognitiva no Beck Institute, sócia-proprietária do Instituto do Comportamento. Coordenadora do projeto socializa-se

Elisabete Schuh
Graduada em psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro da Comissão Organizadora de Cursos do Instituto do Comportamento. Atuou como Diretora de Arte no segmento gráfico por mais de 10 anos na região do Vale do Rio dos Sinos. Coordenadora do Projeto Socializa-se.

Comentários

Ótimo
Produto: Específico para terapia bem usado muito bom Atendimento: Até agora tudo bem, respostas e atendimento rápido
Todos os comentários