Supervisão em psicologia é uma atividade que não temos muito o costume de conceitualizar, uma vez que o termo é quase autoexplicativo e que, de uma forma ou de outra, todos sabem do que se trata. Apesar de todo profissional formado já passou pela experiência de ser supervisionado, existindo, portanto, um conhecimento vivencial e empírico, a realidade dentro do contexto profissional não é tão simples assim.
 
É possível encontrar diversos conceitos e modelos de supervisão em psicologia, sendo que a primeira e mais básica distinção entre eles é que a supervisão pode ser administrativa (também chamada de gerencial) ou profissional/clínica

 

supervisão clínica, que é a abordada na obra, deve ser um processo em que a supervisionanda se sente acolhida, segura e compreendida, apesar de ao mesmo tempo desafiada. Trata-se de uma relação complexa e que não deve ser confundida com terapia pessoal ou, ainda, com reunião administrativa. Ela é regular e acontece em um ambiente protegido, com foco na aprendizagem e na autoavaliação, devendo ocorrer durante toda a carreira de um profissional da área de saúde.
 
Os principais conceitos de Supervisão são o de Falender e Shafranske (2004), que a definem como sendo uma atividade profissional distinta na qual educação, treinamento e desenvolvimento de práticas baseadas na ciência são facilitadas através de um processo interpessoal colaborativo, e o conceito de Bernard e Goodyear (2009), que a definem como intervenção na qual um membro mais experiente supervisiona o trabalho de um membro júnior, menos experiente de uma mesma profissão. Apesar de ser a mais conhecida, a supervisão definida por Bernard e Goodyear (2009) é criticada ela ênfase no nível hierárquico do processo e por restringi-lo a membros de uma mesma profissão.

Sumário:

Apresentação.
Introdução.
Capítulo 1. Modelos de Supervisão.
Capítulo 2. A Supervisão pelo Mundo.
Capítulo 3. Competências em Supervisão.
Capítulo 4. Avaliação no Contexto de Supervisão.
Capítulo 5. Questões Éticas em Supervisão.
Capítulo 6. Supervisão na Prática.
Capítulo 7. Caixa de Ferramentas.
Referências Bibliográficas.

Diferenciais da Obra:

Esta é uma obra inédita no país. Não existe material impresso em português que discorra sobre supervisão em psicologia sem que esteja atrelado a abordagens psicológicas. Este livro compila os conceitos básicos envolvidos no processo de supervisão, conceitos estes estudados em cursos de supervisão em outros países, como na Austrália.

Autora: Gabriela Stilita. 

    • Encontre por Idade: Para Profissionais

Autora: Gabriela Stilita. 

Psicóloga. Supervisora clínica. Especialista em Cuidados Paliativos pela Universidade de Santa Cecília, em Terapia Cognitiva pelo Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC) e em Humanitarian Health pela Deakin University. Mestranda em Saúde Pública pela University of Queensland.

 

Dados Técnicos:

Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 160
Ano: 2021
ISBN: 978-65-5571-043-4
Acabamento: capa dura

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários

Último produto visto

  • Livro: Fundamentos de Supervisão em Psicologia 

    Livro: Fundamentos de Supervisão em...