O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) não é o mais frequente na infância. No entanto, quando presente, ocasiona grande prejuízo na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Entre as limitações, podem ocorrer forte ansiedade na presença de pensamentos intrusivos e sofrimento agudo caso a obsessão não seja seguida de comportamento compulsivo, gerando prejuízo no funcionamento, como queda significativa no rendimento escolar, na qualidade das interações sociais, no sono e em outros domínios.

A fim de personificar parte do TOC, criamos o Poltoc, urso polar que guiará a narrativa e auxiliará a criança a ter recursos para entender a natureza de suas obsessões e, ao mesmo tempo, compreender como seus comportamentos compulsivos as alimentam ainda mais.

AUTORES
Heitor Hirata.
Psicólogo clínico. Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Terapeuta certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).
 
Simone Gabriel.
Psicóloga clínica. Especialista em Psicologia Clínica e Escolar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Pós-graduada em Psicopedagogia Aplicada aos Portadores de Necessidades Educativas Especiais com Docência Superior pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff. Possui formação em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Centro de Psicologia Aplicada e Formação do Rio de Janeiro (CPAF-RJ). Realizou aperfeiçoamento em Terapias Comportamentais Contextuais de Terceira Geração pelo CEFI e pelo Centro Integral de Psicoterapias Contextuales (CIPCO).
 
Formato: 23 x 16 cm
Páginas: 32
Ano: 2022
Acabamento: Capa grampeada.

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários

Último produto visto

  • Livro Infantil: Poltoc e os Pensamentos Et: Ajudando a Criança a Lidar Com o Transtorno Obsessivo-compulsivo 

    Livro Infantil: Poltoc e os Pensame...