O livro Intervenções e treinamento de pais na clínica infantil, organizado por Marina Gusmão e Renato Maiato Caminha, reúne a experiência de profissionais reconhecidos nacionalmente em função de suas pesquisas e intervenções clínicas na prática infantil.
A obra é voltada para terapeutas que trabalham com crianças e adolescentes e necessariamente orientam pais. Cada psicopatologia ou contexto específico de problema envolve os pais de modo diferenciado e sendo assim, pensar a psicoterapia infantil sem a participação dos mesmos seria algo incoerente. Considerando os pais como participantes significativos da intervenção focada na criança ou mesmo como o foco principal do tratamento, os autores enfatizam as modalidades de tratamento, indicando inclusive os principais protocolos utilizados predominantemente em casos de psicopatologias específicas.
No intuito de ampliar os tradicionais limites de uma técnica comportamental nomeada "Treinamento de Pais", os autores buscam atualizar o leitor incorporando-a de modo mais funcional e abrangente ao paradigma das terapias cognitivas, ilustrando capítulos com casos clínicos que explicitam várias modalidades de intervenções focadas nos pais ou cuidadores de crianças e também adolescentes, de modo individual e também grupal.
Longe de esgotar a temática ainda pouco aprofundada na literatura nacional, o livro pretende inaugurar a discussão sobre o trabalho com pais numa ótica cognitivo-comportamental, enfatizando a importância da abordagem cognitiva nesse processo que visa as modificações importantes na vida das crianças e de suas famílias.
    • Encontre por Idade: Para Profissionais
ORGANIZADORES
Marina Gusmão
Psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Em parceria com Renato Caminha, criou e coordena o Instituto TRI, e é também uma das sócias-fundadoras do InTCC em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, co-coordenadora de cursos de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e também TCC na Infância e Adolescência.
Renato Maiato Caminha
Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS. Doutorando pela Universidade do Algarve, Portugal. Docente na área de terapias cognitivas em vários estados brasileiros, países da América Latina e da América Central. Conferencista internacional e professor convidado do mestrado em Psicopatologia da Infância e Adolescência na Universidade Autônoma de Barcelona. Diretor de ensino do InTCC Brasil e do ETCC Europa. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) - 2005-2007, membro da ALAMOC e ALAPCO. Criador do protocolo TRI e autor de várias obras-referência na área das terapias cognitivas da infância e adolescência.
 
COLABORADORES
Aristides V. Cordioli, Carmen Beatriz Neufeld, Christiane Peixoto, Cláudia F. O. Ramos, Cristiane Flôres Bortoncello, Elizabeth Wessel, Fabiana Silva Costa, Fábio Ferraz de Almeida, Fernanda Pasquoto de Souza, Geisy Maria de Souza Lima, Gilnéia Wainer, José Caetano Dell`Aglio Jr., Juliana Braga Gomes, Katiúscia Karine Martins da Silva, Liseane Carraro Lyszkowski, Lisiane Bizarro, Luciane Pacheco Scherer, Luis Augusto Rohde, Marcela Perdomo Rodrigues, Marina Gusmão, Nívea Passos Maehara, Pânila Longhi Lorenzzoni, Patrícia Ritter, Renata Ferrarez Fernandes Lopes, Renato M. Caminha, Ricardo Wainer, Rodrigo Schames Kreitchmann, Rogério Friedman, Tárcio Soares.
 
DADOS TÉCNICOS
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 368 Páginas
Peso: 642 g
Acabamento: Capa dura

 

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários