A fim de documentar o momento histórico a partir da experiência dos autores e dos trabalhos desenvolvidos ao longo da pandemia, este livro reflete sobre o impacto da pandemia em quatro cenários sociais específicos: o luto, a construção social da morte, a saúde mental e a assistência institucional. Com base nessa leitura, é possível desenvolver intervenções individuais, públicas e sociais a partir do entendimento das repercussões da COVID-19 e ampliar as pesquisas a partir das reflexões teóricas e técnicas apresentadas no livro.

ORGANIZADORES
 
Erika Rafaella Pallottino
Psicóloga clínica. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Psicologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialista em Psicologia Oncológica pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Certificada no Level 2 em Complicated Grief pela Columbia University School of Social Work. Sócia fundadora do Instituto Entrelaços. Coordenadora do Ambulatório de Intervenções e Suporte ao Luto. Coordenadora da Pós-Graduação em Psico-oncologia e do curso de extensão em Tanatologia, ambos pela PUC-Rio. Professora do Instituto Paliar e do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.
 
Maria Julia Kovács
Professora livre docente sênior do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Membro Fundador do Laboratório de Estudos sobre a Morte. Membro do Comitê de Ética da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Autora do livro Educação para a morte: quebrando paradigmas.
 
Daniela Aceti
Psicóloga. Mestre em Ciências da Saúde e Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Sírio-Libanês (HSL) e das Pós-Graduações em Saúde Mental e Cuidados Paliativos do HSL. Coordenadora do Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).
 
Henrique Gonçalves Ribeiro
Médico psiquiatra graduado pela FCMSCSP. Especialista em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Medicina Paliativa pelo Instituto Paliar. Médico do corpo clínico do HSL e do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM-USP). Docente da Pós-Graduação em Cuidados Paliativos do Instituto Paliar, HSL e Hospital Israelita Albert Einstein.
 
DADOS TÉCNICOS
Formato: 16x23 cm
Páginas: 238 páginas
Peso: 512g.
Acabamento: Capa dura
    • Encontre por Idade: Para Profissionais

Não há, ainda, documentação brasileira sobre esse momento. Passados quase 2 anos, e agora com a vacinação, a reflexão que fica é: o que aprendemos com a pandemia? A ideia do livro é provocar o conhecimento dos profissionais e incitá-los a estudar sobre as particularidades da COVID relacionadas a saúde mental, luto e morte.

 

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários