A terapia comportamental dialética (DBT) possibilita o aprendizado de habilidades e estratégias para lidar com emoções e comportamentos. De uma maneira clara, acessível e fácil de aplicar, este manual fornece ferramentas baseadas na DBT para que terapeutas possam orientar os adolescentes com problemas emocionais ou comportamentais e suas famílias a lidarem com suas emoções e a promoverem mudança de comportamento.
A obra dispõe de técnicas adaptadas que buscam compreender as características e o contexto dos adolescentes, isto é, levam em conta o desenvolvimento emocional e cognitivo e o ambiente cotidiano desta faixa etária: a maioria frequenta o ambiente escolar, residem com familiares e são dependentes deles. Assim, o material abrange, também, habilidades que podem ser trabalhadas em conjunto com os familiares.
Escrito visando o uso clínico, nas mais diversas configurações, com adolescentes que enfrentam uma ampla gama de dificuldades emocionais e comportamentais. O livro apresenta 10 capítulos, que se dividem em duas partes, sobre a realização de treinamento de habilidades com adolescentes e seus cuidadores.
A primeira parte do livro consiste em tudo o que os profissionais precisam saber a respeito de como montar e estruturar um programa de treinamento de habilidades em DBT para adolescentes, incluindo estratégias de manejo de equipes, desafios do treinamento de habilidades, variações no formato do treinamento de habilidades básicas e comportamentos que interferem na terapia de adolescentes e pais, entre outros.
A segunda parte fornece as notas de ensino correspondentes a cada módulo do treinamento de habilidades para adolescentes: mindfulness, tolerância ao mal-estar, trilhando o caminho do meio (um módulo baseado na família desenvolvido pelos autores especificamente para adolescentes), regulação emocional e efetividade interpessoal.
Por fim, o livro apresenta um conjunto de fichas de habilidades e tabelas de práticas fáceis de serem aplicadas aos adolescentes e seus cuidadores, as quais estão disponíveis para download pelos leitores.
 
"Os autores são os especialistas em DBT com adolescentes. Nenhum clínico nesse campo, em rápida expansão, conhece melhor os meandros do trabalho com esse público. Este manual de habilidades é uma ferramenta essencial cujo objetivo é facilitar o trabalho dos clínicos ao mesmo tempo que os ajuda a obter melhores resultados, mudando muitas vidas."
Marsha M. Linehan, PhD, ABPP
    • Encontre por Idade: Para Profissionais
AUTORES
 
Jill H. Rathus, PhD
É professora de psicologia da Long Island University — Campus C. W. Post, onde coordena o programa de treinamento de cientista praticante da terapia comportamental dialética (DBT, do inglês dialectical behavior therapy) dentro do programa de doutorado em psicologia clínica. Também é codiretora e cofundadora da Cognitive Behavioral Associates, uma clínica particular em Great Neck, Nova York, especializada em DBT e em terapia cognitivo-comportamental (TCC). Seus interesses clínicos e de pesquisa incluem DBT, TCC, suicídio de adolescentes, sofrimento conjugal, violência por parceiro íntimo e transtornos de ansiedade e de avaliação, e ela publica densamente nessas áreas. A Dra. Rathus é coautora (com Alec L. Miller e Marsha M. Linehan) de Dialectical Behavior Therapy with Suicidal Adolescents e treina profissionais de saúde mental em todo o mundo.
 
Alec L. Miller, PsyD
É professor de psiquiatria clínica e de ciências do comportamento, chefe do departamento de psicologia da criança e do adolescente e diretor do programa de depressão e suicídio de adolescentes do Montefiore Medical Center, da Albert Einstein College of Medicine, Nova York. Também é cofundador de consultorias cognitivas e comportamentais de Westchester e Manhattan. O Dr. Miller tem diversas publicações sobre DBT, suicídio de adolescentes, maus-tratos na infância e transtorno da personalidade borderline, e treinou milhares de profissionais de saúde mental em DBT. Membro das Divisões 12 (Psicologia Clínica) e 53 (Psicologia Clínica de Crianças e Adolescentes) da American Psychological Association, é coautor (com Jill H. Rathus e Marsha M. Linehan) de Dialectical Behavior Therapy with Suicidal Adolescents.
 
Revisão técnica: Wilson Vieira Melo
 
DADOS TÉCNICOS
Título original: DBT Skills Manual for Adolescents
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 632
Peso: 1,638 kg
Acabamento: Capa dura
Ano: 2022

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários