Comer é uma necessidade básica do ser humano e serve tanto para atender ao princípio da sobrevivência quanto para satisfazer ou compensar o indivíduo emocionalmente, em virtude do seu conteúdo simbólico ou de prazer. Uma pessoa com transtorno alimentar apresenta uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação, cujo resultado é o consumo ou a absorção alterada dos alimentos, com comprometimento do funcionamento psicossocial e da saúde física e psicológica. Entre os transtornos alimentares mais comuns, estão anorexia nervosa, a bulimia nervosa e o transtorno de compulsão alimentar.
Para uma compreensão mais ampla, elucida-se que o hábito alimentar define-se como um conjunto de aspectos sociais, culturais e econômicos e relacionam-se com percepções sobre o que é saudável, sendo estes conceitos reproduzidos de forma coletiva na sociedade. Já a imagem social é a visão corporal que se relaciona com o tamanho e a forma, características que, por sua vez, se associam a sentimentos, experiência e atitudes formando, assim, uma figuração mental que se baseia em crenças e valores culturais construídos socialmente e que busca a aprovação dos demais indivíduos.
Assim, este livro esclarece dúvidas sobre o tema e é fonte de suporte tanto para profissionais quanto para pacientes, familiares e pessoas que, de alguma forma, têm envolvimento com esse tipo de transtorno.
 
Faz parte da Coleção "O que você precisa saber e tem medo de perguntar", que visa esclarecer aspectos relacionados a transtornos mentais para não especialistas. Caracteriza-se por sua linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre transtornos alimentares. Um de seus principais diferenciais é a sua construção, mediante perguntas e respostas mais frequentes entre a população.
    • Encontre por Idade: Para Profissionais
AUTORAS
Fernanda Pasquoto de Souza
Psicóloga. Professora do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Editora associada da Revista Interdisciplinar de Psicologia e Promoção da Saúde: ALETHEIA. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde Adulto/Idoso da Ulbra. Sócia da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Formada em Terapia do Esquema, com credenciamento internacional junto a International Society of Schema Terapy (ISST) e ao New Jersey/New York Institute of Schema Terapy, Estados Unidos. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pela WP. Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
 
Gisele Iesbich Vargas
Psicóloga. Pós-graduanda em Psicoterapias Integrativas para Infância e Adolescência no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo de Porto Alegre (CEFI).
 
Margareth da Silva Oliveira
Psicóloga. Sócia-fundadora da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Terapeuta certificada pela FBTC. Membro da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO). Recebeu treinamento avançado em entrevista motivacional com William Miller. Professora da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Atendimento em Psicoterapias Cognitivas (GAAPCC) e do Laboratório de Intervenções Cognitivas e Comportamentais (Labico). Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou pós-doutoramento em Ciências da Saúde na University of Maryland, Baltimore County (UMBC).
 
DADOS TÉCNICOS
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 64 páginas
Peso: 197 g.
Acabamento: Brochura | Verniz localizado
Ano: 2022

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários