Cada capítulo foi escrito por profissionais que aliam duas importantes qualidades na psiquiatria infantil e adolescência: são clínicos habilidosos e pesquisadores de excelência. Além disso, caracterizam-se por serem extremamente empenhados no cuidado dos seus pacientes e muito generosos ao compartilhar seu conhecimento. 

O livro, composto por 42 capítulos, é dividido em quatro partes. A primeira aborda Temas gerais: a criança normal e remete a algo que a psiquiatria da infância, com suas escalas e screenings, tem se esquecido nos últimos anos: a criança normal, com suas características e peculiaridades. Quatro dos seis primeiros capítulos buscam situar, epistemologicamente, a questão da psiquiatria da infância. A segunda parte é dedicada às Principais síndromes psiquiátricas como os transtornos do espectro autista, àqueles específicos de aprendizagem, os do desenvolvimento intelectual, o TDAH e os transtornos de conduta. 

A abordagem dos Principais tratamentos em psiquiatria acontece na parte três que traça a diferença marcante em relação à psiquiatria geral, uma vez que a origem da pedopsiquiatria remete-nos a uma interface médica imbricada com a pediatria, a neuropediatria e a genética. Finalmente, surge a questão da Interdisciplinaridade em psiquiatria, tão discutida e tão pouco aplicada em nosso ambiente, no qual os serviços de saúde baseiam-se ainda em modelos predominantemente hospitalocêntricos que, longe de não terem valor, possuem uma importância específica e característica que deve ser considerada dentro das necessidades e das possibilidades. 

 

ORGANIZADOR

Bruno Mendonça Coêlho (org.). 
Médico pela UFPE. Psiquiatra pelo HC-FMUSP com R3 pela EPM-Unifesp. Certifi cado de Atuação em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, International Fellow da American Psychiatric Association e World Psychiatric Association Section of Suicidology. Pesquisador do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do IPq-HC-FMUSP. Terapeuta Cognitivo-Comportamental.

Juliana Gomes Pereira (org.). 
Médica pela Faculdade de Medicina de Itajubá. Psiquiatra pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Certifi cada para Psiquiatria da Infância e Adolescência e em Psicoterapia (ABP). Psicanalista de Crianças e Adolescentes pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psiquiatra do Ambulatório de Oncologia do Hospital Santa Catarina.

Tatiana Malheiros Assumpção (org.).
Psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela UNIFESP e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Doutoranda em Saúde Coletiva na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Geilson Lima Santana Jr. (org.).
Médico pela Universidade Federal da Bahia. Psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Certificado de Atuação em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Formação em Psicoterapia Dinâmica Breve e Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família. Aprimoramento em interconsultas pelo Hôpital Pitié-Salpêtrière da Université de Paris VI Pierre et Marie Curie. Pesquisador do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP

Ano: 2020
Páginas: 928
Acabamento: Capa dura

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários