SINOPSE
A terapia de aceitação e compromisso (ACT) é uma abordagem comportamental moderna que faz uso de intervenções de aceitação e mindfulness, juntamente com estratégias de compromisso e mudança comportamental, a fim de promover flexibilidade psicológica, que diz respeito à capacidade de entrar em contato com o momento presente e alterar ou manter um comportamento em benefício dos próprios valores, isto é, a abordagem visa facilitar uma vida gratificante na presença dessas emoções, pensamentos e sensações. Além disso, a ACT está vinculada a RFT (relational frame theory ou teoria do quadro relacional).

O livro descreve cada um dos seis processos terapêuticos abordados — aceitação, desfusão, contato com o momento presente, self-como-contexto, valores e relação comprometida —, expondo intervenções centrais na ACT.

Faz parte da série "Características distintivas" e é dividido em duas partes referentes às características teóricas e práticas distintivas da ACT. Além de apresentar as raízes teóricas, a primeira parte descreve os seis processos centrais que se associam para promover a flexibilidade psicológica e evidencia as diferenças das estratégias entre ACT e a TCC convencional. Já a segunda parte, concentrando-se na prática, descreve exercícios e intervenções no processo terapêutico. Nela, extratos de sessões exemplificam e ilustram a ACT. Este livro resume em 30 capítulos concisos os principais aspectos dessa abordagem e explica como ela se difere da terapia cognitivo-comportamental tradicional.

ACT: parte do conselho "Recomponha-se, siga em frente e cumpra suas responsabilidades", mas explicita que vai além da perseverança e propõe que a experiência seja aceita não como ela se parece ao indivíduo, mas como ela realmente é.

Terapia de aceitação e compromisso é um excelente guia para a ACT. Seu formato simples irá atrair aqueles que são novos no campo e fornecer uma ferramenta de referência útil para clínicos mais experientes.

Este livro faz parte da série Características Distintivas, que convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias entre as terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais e distintivas das abordagens que utilizam. 

    • Encontre por Idade: Para Profissionais

AUTORES

Paul E. Flaxman
É professor associado de Psicologia na City, University of London, Londres.
 
J. T. Blackledge
É professor assistente de Psicologia na Morehead State University, Estados Unidos.
 
Frank W. Bond
É professor de psicologia em Goldsmiths, University of London, Londres.
 
DADOS TÉCNICOS
Formato: 14 x 21cm
Páginas: 176
Peso: 350g.
Acabamento: Capa dura

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários