O livro "Terapias cognitivo-comportamentais para casais e famílias: bases teóricas, pesquisas e intervenções" reúne reflexões e apontamentos realizados por pesquisadores no Brasil e no exterior. O livro está organizado em quatro partes, orientadas por objetivos específicos. Na primeira parte, composta por seis capítulos, visa apresentar os modelos contemporâneos com casais e famílias a partir da discussão de aspectos teóricos introdutórios para a compreensão da intervenção e dinâmica conjugal e/ou familiar. Com o propósito de aspectos apresentar os centrais dos processos terapêuticos com casais e famílias, a segunda parte da obra contempla seis capítulos relacionados às questões éticas, jurídicas, avaliação, técnicas e recursos que podem ser aplicados contextualmente aos casos atendidos pelos terapeutas familiares e conjugais. Na terceira parte, composta por cinco capítulos, os autores trazem contribuições fundamentais para a compreensão do exercício da parentalidade e conjugalidade. Por fim, a quarta parte do livro, com cinco capítulos, são discutidos alguns aspectos específicos para o manejo e prevenção de saúde em casais e famílias. De acordo com os organizadores da obra, Bruno Luiz Avelino Cardoso e Kelly Paim, o livro "tem o objetivo de promover atualização a terapeutas e estudiosos, além de suprir uma necessidade de literaturas sobre esses modelos no Brasil".

A obra contempla modelos atuais e diversos para atendimentos de casais e famílias, incluindo avaliação e anamnese, conceitualização cognitiva, supervisão, treinamento de habilidades sociais e técnicas da TCC, além da abordagem sobre os aspectos legais. De acordo com o Dr. Bernard Rangé, que assina o Prefácio 1, "o livro aborda o tema de casais e famílias em todas as variantes de problemas conjugais e familiares que possam ser concebidas". Luiz Carlos Prado e Adriana Zanonato destacam que a "a visão integrativa do livro responde bastante bem aos desafios dos complexos casais e famílias de nossos dias".

Dados Técnicos

Formato: 16x23cm

Páginas:576

Ano: 2020

Acabamento: Capa dura
Bruno Luiz Avelino Cardoso
Psicólogo. Doutorando em Psicologia (UFSCar), com período sanduíche na Pennsylvania State University (bolsa FAPESP). Mestre em Psicologia (UFMA), com estágio de pesquisa sobre violência e habilidades sociais (UFSCar). Formação em Teaching and Supervising e Cognitive Behavior Therapy for Couples pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP (IWP/FACCAT). Sócio-fundador do Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC). Organizador dos Livros Terapias cognitivo-comportamentais: analisando teoria e prática por meio de filmes (Sinopsys, 2018), Terapia do esquema para casais: base teórica e intervenção (Artmed, 2019) e autor do Baralho das habilidades sociais conjugais: avaliando e treinando habilidades com casais (Sinopsys, 2019). 
 
Kelly Paim
Psicóloga (PUCRS). Mestre em Psicologia Clínica pela UNISINOS. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo WP/Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e em Psicoterapia de Casal e Família (UNISINOS). Tem formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva. Possui certificação internacional como terapeuta do esquema pela International Society for Schema Therapy (ISST). Sócia-fundadora da Associação Brasileira de Terapia do Esquema (ABTE). Organizadora do primeiro livro de Terapia do Esquema (Artmed, 2016) e de Terapia do Esquema para Casais (Artmed, 2019). Sócia-fundadora e parte do corpo clínico da Valência Psicologia Cognitiva. Professora convidada de cursos de graduação, extensão e especialização em vários estados brasileiros. 
 
 

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários

Último produto visto

  • Livro: Terapias Cognitivo-Comportamentais para Casais e Famílias: Bases Teóricas, Pesquisas e Intervenções 

    Livro: Terapias Cognitivo-Comportam...