A obra Transtorno da Personalidade Borderline: Da Etiologia ao Tratamento, com 864 páginas, será uma referência no tratamento da TPB. O mais completo e atualizado livro sobre o transtorno borderline, esta edição tem tudo para ser parâmetro na área, visto que há poucos materiais com tanto conteúdo sobre o assunto.
 
Escrito com colaboradores de renome internacional nacional esse livro pode ser utilizado tanto como um roteiro de estudos para o aprofundamento dos conhecimentos sobre o transtorno, quanto como um manual de consulta para clínicos.
 
Ele aborda uma gama de aspectos que fornecem conhecimento sobre o que é e como funciona o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB), quais são as suas bases etiológicas e como é o seu manejo clínico.
 
Pode ser dividido em duas partes centrais: a primeira está relacionada à definição e aos modelos etiológicos e teóricos do TPB. Nela, serão abordadas as seguintes temáticas: a história do desenvolvimento da nosologia dessa psicopatologia, a definição atual desse transtorno, os modelos teóricos que buscam explicar o funcionamento do TPB, as bases etiológicas, os perfis neurobiológicos e neuropsicológicos dos pacientes, as manifestações do TPB nas mais diversas fases do desenvolvimento, a relação do TPB com aspectos traumáticos, bem como as semelhanças e diferenças relacionadas ao trauma complexo, o papel da regulação emocional nessa população, as características que perpassam os relacionamentos amorosos e os fatores relacionados à violência conjugal no TPB.
 
Já a segunda parte desta obra objetiva oportuniza uma ampla revisão de aspectos clínicos de intervenções baseadas em evidências para o TPB. Assim, os temas que serão apresentados e aprofundados nessa parte do livro serão os seguintes: a aplicação dos princípios analítico-comportamentais no atendimento de pacientes com TPB, o modelo terapêutico do bom manejo psiquiátrico (good psychiatric management [GPM]), o histórico, os pressupostos e o modelo biossocial da terapia comportamental dialética (DBT), como e por que realizar a formulação de caso em DBT, as estratégias de tratamento da DBT, o treino de habilidades da DBT, sua aplicação com pacientes adolescentes, a aplicação da terapia de aceitação e compromisso (ACT) com pacientes com TPB, o programa STEPPSTM (System Training for Emotional Predictability and Problem Solving) para pacientes com TPB, a aplicação do treino de habilidades sociais com pacientes com TPB, a importância e o papel do mindfulness na clínica com pacientes borderline, a terapia cognitiva processual aplicada para pacientes com TPB, as principais abordagens psicofarmacológicas para o manejo de pacientes com TPB, a terapia baseada em mentalização, a aplicação da terapia do esquema em indivíduos com TPB a atualização da terapia da relações objetais para a clínica borderline e, por fim, a prática de terapia de grupo com pacientes com TPB.
 
Primeiro, é necessário entender como funciona esse transtorno. Para isso, aborda-se a definição e os modelos etiológicos e teóricos do TPB, partindo da história do desenvolvimento dessa psicopatologia, passando pelas bases etiológicas, pelos perfis neurobiológicos e neuropsicológicos dos pacientes, até as características que perpassam os relacionamentos amorosos no TPB. Compreendida a definição, passa-se aos aspectos clínicos de intervenções baseadas em evidências para o TPB, analisando os modelos e as estratégias de tratamentos.
 
Trata-se de uma obra realmente aprofundada sobre o TPB e que conta com a colaboração de grandes referências em cada uma das temáticas abordadas.
 

Dados Técnicos

Formato: 17,5 x 25
Páginas: 864
Acabamento: capa dura
    • Encontre por Idade: Para Profissionais

Autores

Organizadores

Vinícius Guimarães Dornelles. Psicólogo. Primeiro treinador de Terapia Comportamental Dialética (DBT) nativo de língua portuguesa internacionalmente reconhecido do mundo (pelo Behavioral Tech). Mestre em Psicologia, na área de concentração de Cognição Humana, com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech/The Linehan Institute. Possui formação em Terapia Dialéctico Conductual pela Universidade de Lujan e em Terapias Baseadas em Evidências para o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) pela Fundación Foro. É especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pela Wainer Psicologia Cognitiva. Sócio-diretor da DBT Brasil. Coordenador local do Dialectical Behavior Therapy: Intensive Training Brazil.

 
Diego dos Santos Alano. Psicólogo. Possui formação em DBT pelo Behavioral Tech/The Linehan Institute. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo InTCC. Mentor e trainer em Training dos treinamentos intensivos desenvolvidos em parceria entre o Behavioral Tech e a DBT Brasil.
 

COLABORADORES

Aline Henriques Reis, Ana Carolina Maciel Cancian, Andrei Garziera Valerio, Benjamin Schoendorf, Carmem Beatriz Neufeld, Christian Haag Kristensen, Clarisse Pereira Mosmann, Claudio Joaquim Paiva Wagner, Cristofer Batista da Silva, Daniely Marin Zito, Débora Finkler Teles, Denise Falcke, Don St. John, Donald W. Black, Êdela Nicolletti, Eduardo Guimarães, Eduardo Martinho Junior, Érica Panzani Duran, Ernesto Alvarado Portalino, Esequias Caetano A. Neto, Fabián Orlando Olaz, Fabiana Lambertz Zayat, Félix Henrique Paim Kessler, Fernanda Barcellos Serralta, Gibson Juliano Weydmann, Irismar Reis de Oliveira, Janaína Thaís Barbosa Pacheco, Jonatas Argemi Foster Passos, Juan Pablo Boggiano, Juciclara Rinaldi, Julia Donat, Julia Luiza Schäfer, Julia Schäfer, Leandro Timm Pizzutti, Lidiane Nunes Borba, Lucas André Schuster de Souza, Lucianne Jobim Valdivia, Marcela Madalena, Marcelo José Abduch Adas Brañas, Marcia Fortes Wagner, Marcos Signoretti Croci, Margareth da Silva Oliveira, Marseylle de Assis Brasil, Mauro Medeiros Filho, Michella Lopes Velasquez, Nancee Blum, Natália Zancan, Nathália Janovik, Pablo Gagliesi, Paula Castilho, Priscila de Camargo Palma, Ricardo Wainer, Sabrina Führ, Tamires Pimentel Souza, Thaís Landenberger, William Weber Cecconello, Wilson Vieira Melo.

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários