Este livro é fundamentado na Teoria de Aceitação e Compromisso, desenvolvida pelo Dr. Steven Hayes, com base nos preceitos da filosofia budista e na aplicação prática do Diagrama da Matrix, desenvolvido pelo Dr. Kevin Polk e sua equipe.  A Matrix consiste em dois eixos verticais e horizontais contendo compreensões sobre contextos, associados às influências dos nossos órgãos do sentido e da nossa mente, nossas reações aversivas ou apetitivas, percepções e mobilizações que podem ou não nos aproximar daquilo que "é importante para nós". Desta forma, desenvolveremos o que chamamos de "Treinamento da flexibilidade".
 
A opção de escrevê-lo, num estilo descontraído e leve, se deu por que acredito que a simplicidade e a espontaneidade "conversam melhor com o nosso "eu interno" e é meu desejo colaborar para que surjam perspectivas que nos levem a busca e ao equilíbrio no nosso bem-estar. Não há o certo ou o errado, mas buscas pessoais que pode vir a nos fazer bem.
 
O fato de não ficarmos à mercê de nossos pensamentos e emoções disfuncionais nos possibilita maior autonomia para "parar, observar e optar por escolhas saudáveis". Se flexibilizarmos modos antigos de funcionar, que nos "acorrentam" ao sofrimento e passarmos a nos conectar em tempo presente, sem julgar ou interpretar apenas constatando fatos ou emoções, ajudaremos àqueles que nos rodeiam e, em especial, às nossas crianças e adolescentes.
 
Podemos, também, aceitar o que pode ou não ser mudado, aprender a ter compaixão, gratidão e empatia. Podemos aceitar que um momento é um momento no meio de muitos outros momentos da nossa vida ... e, os momentos seguintes podem e devem ser flexibilizados por nós, com respeito a tudo aquilo que nos aproxima da pessoa que queremos ser. Esta é a proposta deste treinamento, para que o equilíbrio entre o nosso "sentir" e "pensar" nos façam pessoas mais felizes!
 
    • Encontre por Idade: Para Pais Para Profissionais

Este livro dispõe de formulários digitais.

Jane Brito Lopes
É psicóloga e psicoterapeuta. Tem especialização em Terapias Comportamentais Contextuais, com ênfase em DBT, ACT e FAP.  É especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Especializanda em Neuropsicologia, Avaliação e Reabilitação. Tem formação em atendimento a vítimas de traumas; Terapia dos Esquemas; Entrevista Motivacional, EMDR. É integrante da equipe de profissionais da Clínica PSICOG - Centro de Psicologia Cognitiva. Atualmente, além do atendimento clínico, faz palestras, workshops e treinamentos voltados a promover a Flexibilidade Psicológica. Autora dos livros: O preconceito de ser diferente (1998) e Na terra dos anjos: heróis anônimos (2001). Facebook profissional: Psicóloga Jane Brito Lopes - @janebritolopespsicologa. Contato: janeblopespsicologa@gmail.com.
 
Formato: 16x23
Páginas: 320p.
Peso 572g
Capa dura

Comentários

Este produto ainda não foi avaliado. Seja o primeiro a comentar.

Todos os comentários

Último produto visto

  • Livro: Treinamento da flexibilidade: Quando nós e nossas crianças enlouquecemos 

    Livro: Treinamento da flexibilidade...